POR QUE NÃO ALIMENTAR OS ANIMAIS?
- guiarodrigoindio
- 9 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Os animais que habitam o Parque são silvestres, vivem livres seguindo o processo natural da cadeia alimentar e em equilíbrio. Ao serem alimentados por produtos que não encontrariam na natureza, modificam seus hábitos e colocam em risco sua sobrevivência, podendo ingerir produtos inadequados, contaminados ou impróprios para seu metabolismo, prejudicando a sua digestão e consequentemente a sobrevivência.
Alimentar os animais silvestres também podem ocasionar o aumento exagerado de determinada espécie, em detrimento das demais, causando um desequilíbrio para a fauna do local e entre outras consequências sair dos limites do seu habitat natural. É considerado maus-tratos oferecer alimento sem autorização do órgão responsável a animais silvestres em vida livre, nas áreas públicas, privadas e Unidades de Conservação.
Tentar tocar os animais correm risco de ataques e a transmissão de doenças, como malária, febre amarela e várias viroses desconhecidas Além de desmotivar os animais a buscar os próprios alimentos, dar comida aos bichos que vivem na natureza prejudica a saúde animal. “Não há exceção. A regra vale para todos os animais silvestres”. Esse hábito desacostumia os bichos a exercer suas habilidades para conseguir o alimento, já que comer o que o humano oferece não exige esforço. Sem contar que uma comida inadequada pode provocar o desbalanceamento do metabolismo do animal.

Para se aproximar dos animais, as pessoas sentem-se tentadas a oferecer balas, chocolates, pipocas e outros alimentos gostosos ricos em açúcares, sais e gorduras que, ingeridos em excesso, causam problemas até para o ser humano. Na natureza, os efeitos são mais graves, já que os bichos não escovam os dentes nem estão livres de doenças como diabetes, colesterol elevado e hipertensão, de difícil controle e tratamento sem auxílio veterinário.
Comments